sexta-feira, 23 de abril de 2010

Escola da Palavra


A Paróquia Nossa Senhora das Mercês, promove ao longo de todo este ano de 2010, encontros denominados de Escola da Palavra, tendo por objetivo aprofundar o conhecimento da palavra de Deus, inserindo-o na vida de seus fiéis. O tema escolhido para este ano foi o Povo de Israel. Trilharemos dentro das possibilidades pela história e constituição deste povo.

A quem por primeiro Deus deixa fazer experiência de si, como sendo o único e verdadeiro Deus digno de ser reconhecido pelo homem como seu criador e soberano de toda terra, assim se estabelece a fé no Senhor entre um povo do Oriente. Eles criam uma literatura que relata sua história, suas reflexões, sua sabedoria, e sua oração. Toda essa literatura é encontrada na coletânia de livros que carinhosamente chamamos de Bíblia Sagrada.

Ora, entre muitas opções cabíveis no contexto bíblico, escolhemos iniciar nossos encontros, pela história pessoal do grande personagem da nossa fé, o primeiro patriarca: Abraão, e da sua experiência em confiar unicamente nas promessas do Senhor, se pondo a caminhar em direção a terra prometida.

O Chamado de Abraão.

Quando Abraão ouviu o chamado do Senhor, estaria ele em Ur na Caldéia, ou em Harã? Os textos bíblicos não nos permitem sabê-lo com certeza, porque apresentam discordância. Nisto nada há que admirar, porque a história de Abraão foi transmitida oralmente durante oito séculos, antes de ser consignada por escrito (é como se tivéssemos de contar, redigir a história de um santo do século XII, recorrendo simplesmente às recordações conservadas por gerações sucessivas).

Se foi ele mesmo, ou seu pai Taré, que deixou Ur por volta de 1800 ou 1850 a.C, pouco importa. O fato é que Abraão saiu desta cidade com uma civilização brilhante e já antiga, um vasto centro comercial, aonde os navios chegavam do Extremo-Oriente, carregados de especiarias e de seda.

Em Ur, prestava-se culto aos deuses do céu; as divindades eram identificadas com os astros. Cada cidade, e até cada família tinha seu deus protetor. “O Senhor diz a Abraão: deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai, e vai para a região que eu te indicarei” (Gn 12, 1). A história da salvação começa por este chamado de Deus, pedindo a Abraão que parta: ele tem de romper com as civilizações das ricas cidades comerciais, e retomar a austera vida nômade que era a de seus antepassados.

Promessas feitas por Deus a Abraão.

Bênção: “Eu te abençoarei, engrandecerei teu nome; sê uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem, amaldiçoarei os que te amaldiçoarem. Por ti serão benditos todos os clãs da terra” (Gn 12,1-3).

Terra: Chegaram a Canaã “É à tua posteriedade que eu darei esta terra”. (Gn 12,7). Filho: próximo ano, então “tua mulher Sarai terá um filho” (Gn 18, 10).

O chamado de Deus vem inserir-se neste sofrimento e neste desejo. “Farei de ti um grande povo”: este anúncio dará sentido à vida de Abraão. Assim, Deus vai ao encontro da esperança do homem para levá-lo a perceber sua promessa. E quanto maior for o desejo humano, mais fortemente a palavra divina poderá ecoar no fundo do coração.

A Escola da Palavra é uma iniciativa paroquial, porém de participação livre e gratuita, direcionada especialmente a qualquer pessoa que deseje conosco se familiarizar com os textos bíblicos, se esforçando certamente usufruirá de seus ensinamentos, testemunhado como expressão do amor de Deus que continuamente continua a caminhar ao nosso lado, em nossa história cotidiana.

O Deus que constituiu Abraão como exemplo daquele que crer, também mantém seu convite hoje a cada um de nós. Para nos deslocarmos de nossa vida sedentária, levantar tenda e caminhar rumo ao desconhecido de nossa história, construindo e transformando nosso caminho pessoal, comunitário e na vida em sociedade.

É nesta perspectiva, de fé que junto com você amigo(a) desejamos, nós que compomos o grupo de estudo bíblico Escola da Palavra, nos aprofundar para bem melhor conhecer tal tesouro em nossa vida. Com a graça e bondade da parte de Deus nosso bom e generoso Pai, é que firmamos o convite a você, seus familiares e amigos de vir participarem conosco. Nossos encontros acontecem toda Terça Feira às 20hs na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, localizada na Av. Nossa Senhora das Mercês Nº Bairro Vila das Mercês - São Paulo/SP.

Os encontros são coordenados pelo Frei Nonato Ferreira.

Um comentário:

  1. Nós da Escola da Palavra agradecemos ao Frei Nonato por este trabalho, dedicação, empenho e paciência, agradecemos também por ter postado este texto e partilhar um pouco deste trabalho Paroquial.

    ResponderExcluir