segunda-feira, 22 de março de 2010

Homilia - 4º Domingo da Quaresma

A Quaresma é um período em que é necessário refletir sobre a pessoa humana, buscando a dignidade do ser.

Como foi dito nas homilias anteriores, para que esta meta seja alcançada devemos ter determinação e maturidade, assim, as interferências externas não influenciarão negativamente no crescimento espiritual.

Conforme o terceiro domingo da Quaresma, no qual foi exposta a parábola da Figueira estéril, podemos relacionar a nova chance dada à arvore com o filho pródigo da parábola do quarto domingo. Como agricultores, devemos cuidar de nós mesmos e do próximo, de forma a tirar todas as coisas ruins encontradas ao redor da raiz, e adubá-la a fim de revitalizar o interior e, conseqüentemente, produzir frutos.

No caso do filho pródigo, este e seu irmão estavam vivendo uma situação de violência mútua, onde o julgamento da atitude do outro impedia que os cuidados cedidos pelo pai (que, metaforicamente, fazia o papel de agricultor), contribuísse para o crescimento de ambos.


Referências bíblicas:

Js 5,9 a. 10-12

2Cor 5, 17-21

Lc 15, 1-3.11-32

Um comentário:

  1. PARABENS
    ESTA NOVIDADE É MUITO GRATIFICANTE PARA NOS COMUNIDADE MERCES, AGRADECEMOS A DEUS,POR NOS CONCEDER ESTE PREVILEGIO DE TER ESTE PAROCO BRILHANTE EM SUAS HOMILIAS, E EM SUAS CRIATIVIDADES, E SEMPRE NOS OFERECENDO COISAS NOVAS.
    GUARA

    ResponderExcluir